Cotas Raciais: Ajuda ou Preconceito?


Um grande pivô de discussões e reflexões da sociedade em relação a mudanças principalmente na educação é a "Cota Racial", a qual grupos específicos classificados por etnia, de maioria negra, são favorecidos, como reservas de vagas ao tentarem entrar em uma unidade de ensino inferior e superior, como no caso de cursos técnicos e universidades.
 É importante lembrar que as cotas raciais não são feitas exclusivamente para negros, mas se aplicam também a outros grupos étnicos, como os indígenas.
Mostraremos aqui os dois posicionamentos que obtemos sobre esse assunto.


Inicialmente, as cotas foram criadas com o intuito de diminuir cada vez mais diferenças sociais, educacionais e econômicas entre diferentes grupos étnicos. Ou seja, elas agem contra a desigualdade no nosso sistema que muitas vezes privilegia um grupo racial, oprimindo outros.
Podemos notar a desigualdade no Brasil quando temos em mão que negros e pardos representam 53,6% da população e mesmo assim, ocupa em minoria espaços considerados importantes. Apenas 12% da população negra e 13% da parda tem ensino superior.


AGORA: AJUDA OU PRECONCEITO?


AJUDA:

Considera-se ajuda pelas pessoas que são a favor da cota racial, ao afirmar que essa é uma maneira de lutar contra a desigualdade e colocar as pessoas desfavorecidas por sua etnia no mesmo patamar de concorrência das "privilegiadas".
Argumentam-se sobre as oportunidades, as quais percebemos fortemente a diferença delas para brancos e negros no país.
É também considerada uma forma de acabar com o racismo da sociedade brasileira, que possui um sistema por todo o país de opressão, tirando assim oportunidades dos desfavorecidos de estudo e empregos bons.
E por fim, são a favor da cota por ser uma medida de inclusão (principalmente dos negros). Entenda a lógica, num exemplo simples: quanto mais os negros forem incluídos em universidades, logo terão boa formação superior e boas oportunidades no mercado de trabalho, levando assim maiores chances ás próximas gerações de não sofrerem com a desigualdade e discriminação, tendo por fim uma sociedade equilibrada dentro do contexto.



PRECONCEITO:

A esse lado se posicionam as pessoas que são contra a cota, pois afirmam que essa é uma das piores maneiras de racismo e preconceito que há: se eles lutam por direitos iguais (realmente merecem isso), por que há de existir as cotas? Essa não seria uma maneira de dizer que eles não são capazes por si só de conseguirem uma vaga em uma universidade, por exemplo? Eles não alcançam por mérito próprio essa posição, e por isso precisam das cotas, para o caminho ser facilitado a eles?
Entenda melhor: os negros merecem direitos iguais,e não há dúvidas nisso. Mas essa não é uma maneira desigual de tratá-los por simplesmente ser de uma outra etnia?
Outra questão discutida a respeito é quem realmente tem direito a essa cota, pois raça conceitua-se socialmente e não biologicamente,e como já foi dito, não há o porque de haver "raças" já que somos todos iguais perante a lei. Constitucionalmente argumentando, temos: a Constituição de 1988 estabelece igualdade entre todos os brasileiros,independente de raça e cor.



E aí? A qual lado você se posiciona ?


Siga-nos para acompanhar as próximas postagens :)

You Might Also Like

1 comentários