Esquerda e Direita: uma nova definição



Nos dias de hoje, com os vários momentos tempestuosos que acompanhamos em nosso governo, as pessoas têm se colocado em diferentes posições e, a partir daí, vemos diversos grupos que se denominam como esquerda ou como direita. No entanto, a maioria da população não conhece bem o significado de tais termos e nem a carga ideológica que elas comportam.


DE ONDE SURGIU?

Durante a Revolução Francesa, um dos acontecimentos mais marcantes da história, novos modelos políticos, sociais e culturais surgiram em toda a Europa.
A estrutura do Antigo Regime Absolutista era composta por três estados:
1º Clero: alto clero (bispos, abades e cônicos) e baixo clero (sacerdotes pobres)
2º Nobreza: nobreza cortesã (moradores do palácio de Versalhes), nobreza provincial (grupo empobrecido que vivia no interior e nobreza de toga (burgueses ricos que compravam títulos)
3º Burguesia: alta burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes), pequena burguesia (artesãos e comerciantes), camponeses e Sans-culottes (aprendizes de ofício, desempregados e assalariados)

Pela falta de representatividade política do Terceiro Estado, uma revolução estourou no ano de 1789. Com isso, os membros desse Estado reuniram-se em Assembleia Constituinte para redirecionar os rumos da país, porém ali, dois grupos principais debatiam. 
Do lado esquerdo do salão, encontravam-se os jacobinos - mais exaltados e radicais, alinhados com a baixa burguesia e os trabalhadores. Pregavam a condenação e morte do rei.
Do lado direito, localizavam-se aqueles pertencentes a alta burguesia, os girondinos, que tinham boa articulação com a nobreza e tendência à conciliação. Esses eram mais moderados e queriam respeitar as tradições, criando uma monarquia institucional.
Com isso, os lados à esquerda e à direita do rei passaram, com o tempo, a simbolizar posturas políticas associadas às figuras que ocupavam esses lados, isto é liberais (mais liberdade do governo) à esquerda; e os conservadores (conservar a influência do governo) à direita.

ATUALMENTE

Com o tempo, novas ideologias foram surgindo, que se associaram, ou, de certa forma, misturaram os ideais de ambos os termos. E tudo isso virou uma grande bagunça, pois não conseguimos distinguir até que ponto certo partido é de direita ou esquerda, já que utiliza as concepções dos dois.
Para obter uma resolução, temos que analisar duas linhas de pensamentos diferentes que existem entre as ideologias atuais: a social e a econômica. No gráfico abaixo representamos ambos. As cores em vermelho representam maior influência do governo e as em azul menor influência do governo.
A liberdade econômica, localizada na horizontal, se refere a influência que o governo exerce sob a economia. Quanto mais para a esquerda, mais influência e quanto mais para a direita, menos influência.
A esquerda é coletivista, prega maior regulamentação da economia, o Estado administrando empresas com o objetivo de renda ou produtos para a sociedade, reserva de monopólios estatais, seguridade social mais abrangente e impostos maiores para financiar o Estado. Já a direita é individualista, prega menor regulamentação da economia, a iniciativa privada, mercados livres e sem barreiras para novos competidores, menor regulamentação do mercado de trabalho, seguridade social menos abrangente e impostos menores.
Na linha vertical, há a liberdade social que determina o quanto o governo controla as suas liberdades individuais. Questões como o aborto, legalização de drogas, sistema penitenciário. alistamento militar obrigatório, discriminação, censura, entre muitos outros devem ser encaixados aqui.

A partir daí, sabemos que é essencial a utilização de termos como direita autoritária, direita libertária, esquerda autoritária, esquerda libertária, e não somente empregar as palavras esquerda e direita. No entanto, você pode localizar-se em qualquer local desse gráfico, denominado Diagrama de Nolan, de acordo com suas ideologias. Acesse esse teste para descobrir em qual área você se localiza.

O canal Plano Piloto fez um vídeo de uma maneira dinâmica a fim de explicar todo esse conteúdo. Além disso, apresentam diversos pensamentos/partidos políticos que marcaram a história e suas respectivas posições no diagrama. Acesse o link para ser direcionado ao youtube ou assista o vídeo abaixo, aqui mesmo no blog. 

Dessa forma, espera-se que você compreenda essa nova maneira de definir esquerda e direita e não se confunda com a polarização existente em nossa sociedade.




Obrigado e até mais :)




















You Might Also Like

1 comentários