Reforma Agrária

Reforma Agrária  
Reforma Agrária é o sistema de reorganização de divisão de terras em um estado, tornando-a justa. Busca proporcionar uma "ação" social de justiça em relação á distribuição de terras, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. O "agente" que cuida disso é o Programa Nacional de Reforma Agrária(PNRA). 

A quem se destina?  
Famílias acampadas, inscritas no Cadastro Único, que possuam renda familiar de até três salários mínimos mensais. Famílias acampadas, mas com renda superior a esse limite, não devem ser inscritas no Cadastro Único. É um benefício não solicitado.  

Dentro desse sistema, a família receptora de lote o usufruirá de maneira produtiva com o desenvolvimento do cultivo (e ganharão também ajuda do Governo para realizá-lo).  
No Brasil se diz necessária a Reforma Agrária pelo fato de que a estrutura fundiária é muito injusta, e esse seria o método de igualar as coisas. Essa injustiça se vê presente e é originada nos tempos em que predominava a colonização portuguesa, e então a metrópole dividiu e distribui as terras da colônia de forma injusta. Víamos as Capitanias Hereditárias agindo de forma desigual em relação ás distribuições de terras, pois eram poucos os donatários que recebiam grandes terrenos em suas posses. Mas como usavam essas terras para exploração e colonização, viam-se as propriedades rurais improdutivas.  

Implantada no Brasil há não muito tempo, vem ocorrendo e resultando já em decorrência também de manifestações e invasões de terra do MST (Movimento Sem Terra), que vêm incentivando a aceleração do processo da Reforma.  

Porém há uma questão a ser discutida em relação á Meritocracia (modelo de hierarquização que se baseia nos méritos pessoais de cada indivíduo) .Pois o que estamos tratando aqui, querendo ou não é uma visão de invasão de terras, sendo elas baseadas no princípio de distribuição igualitária ou não, pois sabemos que muitas vezes a realidade é diferente da teoria. Será que esse é o caminho certo para um sistema que já foi fundado e já tem seu alicerce?  

O assunto é muito mais complexo do que se imagina, mas ir a favor ou não desse método de distribuição é com você! E aí, qual sua visão sobre isso 

You Might Also Like

0 comentários