Legalização da maconha: contra ou a favor?






Esse é um assunto um tanto polêmico e que está entrando cada vez mais em debate no nosso país. Precisamos discutir sobre isso para cada um tomar partido nessa situação e estar por dentro do assunto. Para compreendermos bem o assunto, precisamos saber como ela funciona. 



A ERVA: 
Como todos já sabemos, a maconha é uma erva que não sofreu nenhuma mutação química durante a sua plantação, mas pode ser alterada no decorrer do tráfico, sendo a ela adicionadas substâncias que podem modificar o seu efeito ou simplesmente para obter mais lucro (a substância adicionada a tornará mais pesada, o que fará o preço aumentar, já que é vendida geralmente por gramas ou quilos).  É a " flor" da família de plantas Cannabis e inclui três variedades: Sativa, Indica e Ruderalis. 
É a droga ilícita mais usada no Brasil e no mundo.  
Está sendo cada vez mais procurada pelos jovens, devido a facilidade de acesso ao tráfico, e é bem comum ser utilizada para se livrar momentaneamente de uma situação difícil ou só relaxar por algum momento.  


EFEITOS GERAIS:  
A maconha introduz no cérebro a substância THC, agindo diretamente sobre nossas células cerebrais que são as responsáveis por liberar a substância química "dopamina", fazendo com que se tenha uma sensação de euforia. 
Ela também proporciona um efeito relaxante, e muitos usuários sentem fome após o uso. 
Clinicamente comprovado impossível ter uma overdose de maconha. 
É possível também depois de um “barato” inicial, o usuário sente-se sonolento ou deprimido, mesmo que durante o efeito a THC proporcione um sentimento alegre, levando ao "riso exagerado". 
O seu uso pode proporcionar também uma "lerdeza" no usuário. 
Indo de acordo com o usuário, pode causar dependência psicológica(a curto/longo prazo), ou até mesmo física( geralmente a longo prazo). 
É possível também desenvolver no usuário doenças respiratórias e cardiovasculares, por ser utilizada principalmente através do fumo. 





A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO: 
 É NATURAL! 
A maconha é uma planta, ela não mata se for consumida de forma moderada e responsável. O que acarreta a chamá-la de droga é o modo a qual popularmente tratamos ela, "a porta para outras drogas". Mas isso não é real, pois o que realmente abre essa "porta" são drogas lícitas, como o cigarro e o álcool (que por sinal fazem muito pior a saúde do que propriamente a maconha).  
Outra coisa que devemos tratar dentro desse assunto é: a maconha realmente faz mal a saúde? Com tantas coisas prejudiciais liberadas em nosso país, por que uma simples planta é proibida? Já tratamos sobre alguns efeitos da maconha, mas se são ruins ou não cabe a você decidir. Os efeitos são bem conhecidos, e se alguém está disposto a usar, proporcionar isso a si mesmo, sem prejudicar outras pessoas, por que não pode? 

"Ajudaria na economia": isso é real! Com a legalização, haveria cobrança de impostos, e como a quantidade de pessoas que compram é bem alta, aumentaria grandiosamente a economia do país. Com o dinheiro arrecadado poderiam ser construídos novos postos de saúde, e o dinheiro poderia ser designado também para outros fins que precisamos.  Hoje, como ainda é proibida, os compradores acabam financiando o indesejado tráfico de drogas. Porém, com a legalização, além de não financiarem mais o tráfico de drogas, a maconha seria obtida em melhor qualidade, e sem os produtos químicos envolvidos prejudiciais.  





PARCIALMENTE A FAVOR: 
Há aquelas pessoas que são a favor da legalização em apenas alguns casos, como no uso medicinal.  
Pode ser usada como agente terapêutico  Cannabis tem propriedades terapêuticas como um ansiolítico, sedativo, relaxante, analgésico e antidepressivo. Recomenda-se, em doses baixas, para muitas doenças que causam dor e ansiedade, como esclerose múltipla, fibromialgia, entre outras. 
Aqui não estamos nos referimos á legalização para o uso recreativo. 
Várias vidas poderiam ser mudadas pela legalização com esse fim, pois ajudaria no tratamento de pessoas doentes, extraindo algumas substâncias da planta que podem ajudar. 








CONTRA A LEGALIZAÇÃO: 
Como ficam as pessoas que não fumam nem gostam do cheiro? Entende-se a escolha das pessoas que usam, mas isso não é algo tão simples. As famílias também seriam afetadas de certa forma, pois desta maneira os jovens seriam apresentados com maior facilidade à erva. 
 Todos conhecem casos que a maconha foi a "porta de entrada" para a participação do tráfico, ao conhecimento a outras drogas. Algumas pessoas, como já foi citado, usam para ter um momento de paz, longe de alguns problemas, para fugir de situações problemáticas. Porém, os efeitos podem parar de acontecer pelo fato do cérebro já ter criado uma tolerância a eles. Logo, o usuário recorrerá a outras drogas com efeitos mais fortes. 
A mídia pode colocar a erva como uma coisa "boba", mas a realidade é que ela causa muitos problemas. 

Alguns outros motivos: 
-Crescimento de drogas psiquiátricas; 
-Aumenta o número de internações clínicas e em hospitais; 
-Considera-se um "câncer social", como o álcool e o cigarro; 
-Grande preocupação com os adolescentes, pois até os 22 anos o cérebro ainda está em formação e a maconha pode interferir nisso, até mesmo baixando o QI; 
-Fumar e até mesmo depender da maconha aumenta o risco de psicose no usuário, especialmente à esquizofrenia; 
-O uso afeta (de maneira geral) a saúde; 
-A legalização não diminuiria a violência; 
-A maconha é uma falsa solução aos problemas; por mais que se livre deles durante o efeito, eles continuarão lá quando o efeito passar. 
-A Economia do país vai aumentar, mas o dinheiro certamente será designado á corrupção; 
Esses são alguns de diversos outros motivos.


É interessante lembrar que: maconha não é a unica porta para outras drogas.
Temos que ter em consciência que os piores agentes contra a saúde estão correndo livres pelo país, abrindo a porta para outros vícios. Cigarro e Álcool matam!


E você? É contra ou a favor dessa legalização?



Siga-nos para acompanhar as próximas postagens :)



You Might Also Like

3 comentários